Aprendam Jovens

O tempo passa muito rápido, principalmente quando somos jovens. Logo você terá algumas rugas e marcas de expressão, precisará de ajuda com as tecnologias, daquela vaga para sentar no ônibus, será aquele que os netos mal sabem que um dia já foi jovem e que tem tanto para contar.

Michael Meade disse,

Frases 1.jpg

Se eu te perguntasse hoje sobre o seu avô, o que você saberia dizer sobre ele? E sobre a sua avó? Você sabe de onde eles vieram? Que ano nasceram? Qual era a profissão deles? Sabe qual a origem da sua família?

Existe um provérbio africano que diz,

frases 2.jpg

Diariamente eu acompanho a busca de muitas pessoas pela cidadania italiana e por conta desse desejo começa também uma necessidade de informações que muitas vezes já se perdeu pelo caminho. O tal passaporte cor grena é hoje o mais poderoso do mundo e isso infelizmente é só o que muitas pessoas querem com a cidadania. Por conta desse interesse eu vejo as pessoas voltando a buscar uma parte da história da sua família. Os documentos exigidos para o processo são vários e tudo começa muito longe da nossa realidade às vezes três, quatro, cinco ou seis gerações, como no meu caso.

15391491_10210151885088142_1009052382967425724_o

Ao longo do meu processo de estudos, pesquisas e buscas, eu vi o quanto nós jovens somos ingratos com a nossa história. O quanto não damos ouvidos a esses mestres que nos cercam todos os dias com a luz da sabedoria.

Com 29 anos nas costas e três anos dentro dessa jornada, todas aquelas histórias sem fim fazem muito sentido para mim. Me arrependo de não ter aproveitado mais  as viagens de fim de ano para visitar a família que mora no interior, as horas de verão sentadas na varanda da casa das tias do meu pai e as tardes comendo polenta com leite preparadas pela minha avó.

Na verdade, por ter uma avó super presente, eu adquiri uma admiração muito grande pelas pessoas da melhor idade e ter perdido ela ainda muito cedo me fez virar como um imã desses seres iluminados. Onde eu vejo cabelos brancos, rugas no rosto, olhos que brilham de tanto viver, uma chama imensa de sabedoria e muita história boa para ser ouvida. Eu estarei lá. Estarei lá com ouvidos atentos e coração aberto e uma infinidade de perguntas para fazer.

O que eu ganho com isso? Anos de vida. Porque ouvindo as histórias deles eu economizo nos livros que não precisarei ler, nos filmes que não precisarei assistir, nos lugares que não precisarei visitar, nas coisas que não precisarei pesquisar e nos erros que eu não precisarei cometer para aprender.

Muitos dos meus grandes amigos não tem a minha idade, como em teoria era de se esperar.  Esses dias me dei conta que no futuro eu não vou lembrar com afeição dos dias que passei vendo aquele filme maravilhoso no Netflix enquanto chovia lá fora. Eu vou me lembrar daqueles que eu passei sem dormir rindo até doer a barriga com os meus amigos.

frases3.jpg

Por isso jovens, aprendam!

Jéssica Juliana Commandulli

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Aprendam Jovens

  1. Adorei !!! muito legal e muito difícil percebemos essas coisas… irei me esforçar mais para documentar a história da minha família ! vamos ver se consigo !

    Obrigado pelo excelente texto

Deixe um comentário

